Nossos livros favoritos

  • Crime e Castigo (Dostoiévski)
  • Capitães da areia (Jorge Amado)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mau humor ao despertar

     Não sei se acontece com você, amigo(a) leitor(a), como é que fica o seu humor ao despertar. Sempre fui um grande amante da cama, do sono, e até acho das melhores invenções que a humanidade criou foram o colchão, o travesseiro e, logicamente, a cama.
     Vivemos num estado e numa região onde as mudanças climáticas afetam todo estado de espírito do cidadão.Esse ano, por exemplo, foi um ano penoso, cruel, com muita cerração, umidade e frio. Você deveria ganhar insalubridade para viver nesse ambiente.
     O sono, para mim, tem a capacidade de deletar tudo que aconteceu nos dias anteriores, e tenho certeza de que a idade também vem prejudicando meu raciocínio. E cada vez ele é mais lento.Interligar os neurônios pela parte da manhã leva no mínimo duas horas. E se eu fecho os olhos em questão de segundos estou dormindo.
     E como é terrível administrar o sono. Estou me parecendo cada vez mais com aquelas crianças que pedem mamadeira, e nesse momento só ditando para meu amigo Eliseu, ele olha para mim e diz: “Cuidado, que tu vais cair da cadeira!”.Só de falar desse assunto, a jornalista Kátia me serve um café para me manter aceso um pouco. Como estou chegando na pior idade, atribuo essas modificações comportamentais ao debilitamento físico-orgânico. Se é impossível acordar uma criança, é muito pior acordar um idoso.Uma criança é transportada no colo para tomar banho, fazer as refeições; o idoso não. Ele precisa ficar cinco minutos sentado na cama, com os pés no chão, e aí o sangue passa a ser bombeado para todas as partes do corpo.Uma sugestão: não levante de súbito, porque o tombo é certo. Não abaixe a cabeça demais para encontrar os chinelos, porque você começa a ver tudo estrelado na sua frente. Meça os passos até chegar ao banheiro.Se você é homem, sente no vaso para fazer o xixi, como fazem as mulheres, pois você estará se precavendo de não errar o alvo, e se safar de uma reprimenda de sua companheira: “Pare de mijar no chão, seu porco! Todos dias é a mesma coisa!”.
     Uma grande alternativa para dar-se conta que você continua vivo é tomar um banho. Especialistas dizem que seria interessante tomar banho com água fria, mas as minhas experiências indicam que tomar banho com água fria é quase certo que uma gripe e uma futura pneumonia irão te levar para o médico e hospital.
     O transtorno do humor pela parte da manhã é também provocado pela perspectiva de um dia difícil. O patrão mal-humorado, a supervisora da seção com TPM, o supervisor que passou a noite pensando em como pagar as prestações do mês. Ou seja, problemas financeiros também afetam o bom humor.
     Um percentual significativo de pessoas precisa dormir no mínimo oito horas. E o relógio foi, sem sombra de dúvidas, o símbolo da Revolução Industrial, a partir de 1850 na Inglaterra.Não há psiquiatra e psicólogo que consigam retirar os traumas de um despertador às seis horas todos os dias, anunciando que você precisa ir trabalhar. Ganhar o pão ázimo de todos os dias. Penso que os índios ainda são felizes, porque não foram contaminados pela dita “civilização”.
   Estou abrindo um site: www.traumasdodespertar.com.br.Gostaria imensamente de sua colaboração para repartir essa angústia que vem me atormentando desde tenra idade, e que há pelo menos 55 anos não me abandona.
      Acredito que tenho começado a raciocinar, a dar-me conta de que estava vivo com quatro anos. Some, e você terá minha idade.

Diogo Guerra

Um comentário: